Notícias

Cerca de 5 mil pessoas marcaram presença na 30ª Festa na Rua

29.05.2017

Evento, já tradicional no calendário de Porto Alegre, aconteceu no último domingo (28/05), no clube Hebraica

 Apesar da previsão de chuva marcada para o último domingo (28/05), cerca de 5 mil pessoas marcaram presença na 30ª edição da Festa na Rua, que este ano ocorreu na sede do clube Hebraica. O evento, realizado pela Organização Sionista do RS com apoio da Federação Israelita do RS, já é tradicional no calendário da Capital e celebrou os 69 anos de independência do Estado de Israel.

Na solenidade de abertura o vice-presidente da FIRS, Roberto Wofchuk, lembrou e criticou o posicionamento da UNESCO de retirar a soberania de Israel da cidade de Jerusalém. “Israel foi, é e sempre será a terra milenar do povo judeu”, afirmou. O vice-prefeito da Capital, Gustavo Paim, também esteve presente no evento e ressaltou que “Porto Alegre se orgulha muito por tudo que a comunidade judaica representa e faz pela cidade”.

A programação contou com diversas atrações culturais como música e danças. Entre elas as tradicionais apresentações folclóricas do Colégio Israelita e da Fundação Kadima, da comunidade judaica, além de roda de samba do Asilo Padre Cacique, entre outros. As comidas típicas da culinária judaica também estiverem presentes durante o evento, bem como artigos religiosos e livros.

A solidariedade também marcou presença durante a Festa na Rua. Várias barracas foram cedidas para entidades beneficentes exporem e venderem seus produtos para arrecadar fundos e divulgar seus trabalhos. Os organizadores do Iom Mitzvah estiveram no evento para divulgar a ação da comunidade judaica para a Campanha do Agasalho da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Além de representantes da comunidade judaica, autoridades políticas como a deputada Liziane Bayer, as vereadoras Mônica Leal e Sofia Cavedon, os vereadores Felipe Camozzato e Valter Nagelstein, o secretário de cultura de Porto Alegre, Luciano Alabarse, e o presidente da Organização Sionista do Brasil, Hermann Glanz, também estiveram presentes na celebração.

Leia Mais

“Quatro anos sem Nisman: a verdade é a melhor homenagem”

Com razão se afirma que o promotor argentino Alberto Nisman foi a 86ª vítima do atentado à organização judaica...

Leia mais

18.01.2019

Aliáh: número de não judeus supera o de judeus em 2018, entenda por quê.

Por Marcus M. Gilban Pela primeira vez desde a independência em 1948, Israel anunciou que o número de olim...

Leia mais

18.01.2019

Minha Ligação Com Um Time da Segunda Divisão da Lituânia, por Amir Bliacheris

Amir Ribemboim Bliacheris O time da foto acima é o FK Utenis Utena, da cidade de Utenas, na Lituânia....

Leia mais

18.01.2019

Sancionada lei que permite faltar a provas por crença religiosa

O Diário Oficial da União publicou, no dia 4 de janeiro, alteração na Lei de Diretrizes e Bases da...

Leia mais

18.01.2019

Turismo de Jerusalém foi o que mais cresceu em 2018

De acordo com ranking divulgado pela Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado global, Jerusalém lidera entre as cidades...

Leia mais

21.12.2018