Notícias

Câmara de Vereadores de Porto Alegre homenageia os 70 anos de Israel

16.05.2018

A passagem do 70º aniversário da independência de Israel foi lembrada na última terça, 15 de maio, em uma sessão solene Câmara de Vereadores de Porto Alegre, comandada pelo vereador Valter Nagelstein, presidente da casa. Durante sua fala, o parlamentar destacou que a comunidade judaica do Rio Grande do Sul tem um sentimento que pulsa tanto pelo Brasil quanto por Israel, ressaltando ainda a importância para a comunidade de ter uma consciência permanente de sua ocupação no espaço da política.

– A comunidade é pequena, mas gigante em sua importância e relevância em matéria de ensinamentos, cultura e fé – salientou Nagelstein.

Presente na cerimônia, o vice-Cônsul Geral, Orni Ringer, parabenizou a iniciativa de resgatar este momento importante na história do povo judeu. A representante da Agência Judaica no Brasil, Revital Poleg, e representantes da comunidade judaica do Estado também compareceram ao evento.

O presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), Zalmir Chwartzmann, ressaltou que é sempre uma honra receber o prestígio da casa do povo e complementou que as entidades e seus membros são o símbolo do pensamento da nova pátria judaica. Chwartzmann concluiu sua fala com um desejo de paz.

– Estamos vivendo a alegria dos festejos de aniversário, mas também a tristeza do momento. O desejo da comunidade judaica brasileira é que nós possamos conviver em paz e de maneira respeitosa independente dos conflitos que ocorrem no Oriente Médio – comentou.

A solenidade contou ainda com apresentações do Coral Zemer Na’amat Pioneiras e as manifestações dos vereadores Wambert di Lorenzo, Felipe Camozzato, Reginaldo Pujol, Mauro Zacher e Airto Ferronato, além da vice-presidente da Câmara, a vereadora Mônica Leal. Todos desejaram vida longa e eterna ao Estado de Israel.

Após a sessão, foi lançada oficialmente a exposição “Jerusalém, a cidade da fé”, coordenada pelo Cônsul Geral de Israel no Brasil, Dori Goren, com curadoria de Antonio Carlos Sandoval e Camila Gomes e arte de Fabiana Martins. A iniciativa traz diversas fotografias da Cidade Santa, como é conhecida Jerusalém, em Israel, mostrando um local único e fascinante que representa os pilares da fé de milhões de pessoas em todo o mundo. A exposição poderá ser conferida em frente ao plenário principal, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, até o dia 25 de maio, com entrada gratuita.

Leia Mais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018

Sobreviventes do Holocausto celebram Chanucá pelo mundo

Em noite especial da tradicional festa das luzes, sobreviventes do genocídio homenageiam os cerca de 6 milhões de judeus...

Leia mais

07.12.2018

Bolsonaro recebe embaixador de Israel na Granja do Torto

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu integrantes da sua equipe e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, na Granja...

Leia mais

30.11.2018

Nelson Sirotsky e Letícia Wierzchowski fazem tarde de autógrafos de seu livro no auditório da FIRS

*por Marili Scliar Buchalter   No entardecer do dia 26 de novembro, no auditório da FIRS, o Departamento Cultural...

Leia mais

30.11.2018

FIRS participa da 49ª Convenção da CONIB

A Conib realizou, entre os dias de 23 a 25 de novembro em São Paulo, sua 49ª Convenção Anual, com...

Leia mais

30.11.2018