Notícias

Brasileiros que emigram para Israel ganham ONG para recepcioná-los

04.08.2017

Em meio à crescente emigração do Brasil para Israel, os judeus brasileiros que vivem no Estado judeu estabeleceram uma organização dedicada a facilitar a absorção dos recém-chegados.

O grupo “Olim MeBrasil”, ou Imigrantes do Brasil, foi registrado no dia 25 de julho como uma ONG.

“A ideia surgiu com o aumento dos imigrantes vindos do Brasil, ano após ano, e a previsão é que isso continuará nos próximos anos”, disse a vice-presidente do grupo, Gladis Berezowsky, à JTA. “Essa é uma ONG de brasileiros para brasileiros”.

Olim é a palavra em hebraico para pessoas que fazem aliá, ou imigrantes para Israel, de acordo com a Lei de Retorno para Judeus e seus parentes.

Os principais objetivos da ONG são “melhorar a absorção de olim em Israel e melhorar o acesso à informação sobre Israel para todos os potenciais olim de todo o Brasil”, acrescentou Berezowsky.

O Brasil tem aproximadamente 120 mil judeus. Os judeus brasileiros foram o sexto maior grupo que fez aliá em 2016 com cerca de 700 olim, de acordo com a Agência Judaica.

O recém-chegado embaixador brasileiro em Tel Aviv, Paulo Cesar Meira de Vasconcellos, elogiou os objetivos da nova organização. “Congratulamo-nos com todos os tipos de grupos de brasileiros que trabalham para ajudar os brasileiros. Atualmente, há 12.000 e mais por vir. Desejo muito sucesso e que a organização continua o trabalho excepcional de seus fundadores que apoiam o engajamento de novos brasileiros “.

 

Fonte: CONIB/JTA

Leia Mais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018

Sobreviventes do Holocausto celebram Chanucá pelo mundo

Em noite especial da tradicional festa das luzes, sobreviventes do genocídio homenageiam os cerca de 6 milhões de judeus...

Leia mais

07.12.2018

Bolsonaro recebe embaixador de Israel na Granja do Torto

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu integrantes da sua equipe e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, na Granja...

Leia mais

30.11.2018

Nelson Sirotsky e Letícia Wierzchowski fazem tarde de autógrafos de seu livro no auditório da FIRS

*por Marili Scliar Buchalter   No entardecer do dia 26 de novembro, no auditório da FIRS, o Departamento Cultural...

Leia mais

30.11.2018

FIRS participa da 49ª Convenção da CONIB

A Conib realizou, entre os dias de 23 a 25 de novembro em São Paulo, sua 49ª Convenção Anual, com...

Leia mais

30.11.2018