Blogs

Gustavo Schwetz

Jornalista que não exerce a profissão. Escritor sem livros publicados. Empresário sem MBA. Colunista com a pretensão de derrubar rótulos, questionar verdades absolutas e lutar por uma comunidade / sociedade / mundo mais plural e justo.

Agentes de Mudança

05.11.2015

Eu não represento a Federação Israelita. Absolutamente nada contra. Na verdade, meu primeiro estágio foi assinado por sua Diretoria Jovem. Juntos, criamos a revista Sababah. Ideia desacreditada por alguns membros mais engessados da entidade. Não havia dinheiro. Não conseguiríamos dinheiro. Foi o que falaram. O periódico contou com oito edições, tiragem trimestral de 3000 exemplares e circulação por todo o ambiente comunitário. A partir dessa primeira experiência, passei a acreditar que, quando temos um projeto em mãos que faz sentido para nós, tudo é possível.

Consigo compreender os jovens que querem distância da Comunidade Judaica. Em alguns momentos, também sinto vontade de simplesmente me desvincular. Ideias reacionárias, antiquadas e doutrinárias ainda circulam nos bastidores de eventos e instituições. Entretanto, o que significa ser um membro da Comunidade? Será que isso é uma escolha? Ou, de uma forma ou de outra, nossa identidade judaica sempre acaba aparecendo?

Esses questionamentos não contam com respostas certas ou erradas. Cada caso é um caso. Cada ser humano reage de maneira singular. No meu caso, a partir do momento em que recebo o convite da Federação para ser um dos colunistas do seu novo site, com liberdade total para expressar as minhas opiniões, independente de alinhamento institucional, eu vou aceitar. Já aceitei!

Sabe por quê? A Comunidade Judaica também é minha. É tão minha quanto de qualquer outro. E se eu compreendo que é preciso modificar muitas coisas, ao invés de fugir e criticar, serei um dos agentes de mudança. Esse espaço não é só meu. Todos os indivíduos que acreditam em um judaísmo plural, humano, espiritual e voltado para a coexistência, serão muito bem vindos para expressarem as suas ideias!

1 Comentário a Agentes de Mudança

  1. 19 de maio de 2016 at 01:16 | Permalink

    Good points all around. Truly apaiecrpted.

Deixe um Comentário

Outros Artigos de Gustavo Schwetz

A Resposta de Jean

05.01.2016

Já faz algum tempo que atos promovidos por Jean Wyllys e Marcelo Freixo têm me impressionado positivamente. Mesmo com...

Shabat

04.01.2016

O nome em hebraico carrega certa responsabilidade. Parece coisa de religioso. Algo que só se faz de maneira recorrente...

2016

22.12.2015

A subjetividade de escrever a respeito dos desejos para o ano que está por vir é muito grande. Promessas...

A Dança Israeli, o Lucas e o Bruno

16.12.2015

Pode parecer que escreverei esse texto apenas porque ontem o Kadima conquistou o Prêmio Açorianos em três categorias. Talvez...

Multifaces

01.12.2015

Tenho dormido com Martin Buber envolto em meu braço esquerdo. Como é difícil e, ao mesmo tempo, fascinante, a...