Notícias

5777 Anos de Humor Judaico

28.10.2016

A milenar tradição oral dos judeus e a eterna tradição do humor judaico acabam de ser, mais uma vez, muito bem reunidas: eis um livro para enriquecer o nosso patrimônio literário e divertir leitores de todas as latitudes e longitudes.

Concebido, pesquisado, organizado e editado por Davi Castiel Menda, um verdadeiro arquivo vivo do humor da sua gente, 5777 Anos de Humor Judaico é sobretudo fruto da sua qualidade de ouvinte e sua habilidade para contar. Seja em privilegiados encontros pessoais e familiares ou em memoráveis reuniões sociais, lá estão as antenas de Davi Castiel Menda a captar e irradiar histórias, a cativar plateias. Esse imenso e bem-humorado acervo não poderia circular apenas de boca em boca, de orelha em orelha. Por isso nasceu este projeto do autor. Agora, com esta seleção impressa, fica garantida a preservação deste patrimônio imaterial do povo judeu. Agora pertence a quem abrir as páginas deste gracioso 5777 Anos de Humor Judaico.

Com fartura de histórias reais, anedotas internacionais, causos, piadas típicas e folclore étnico, este volume oferece um largo panorama das áreas, situações e costumes onde o riso é sempre soberano: política, dinheiro & economia, família, casamento, yiddishe mame, religião, sexo, negócios & trabalho, advogados & médicos, restaurantes, turismo & viagens, estratégia e surrealismo.

No final do livro, cinco páginas com um histórico e divertido glossário complementam o anedotário. Nos verbetes, os leitores são guiados para detalhes dos costumes, das sutilezas de comportamento e da natureza de tantos personagens.

Natural que uma coletânea tão bem pensada tenha também um evento bem programado. Para apresentar seu tesouro de humor, Davi Castiel Menda programou dois lançamentos na mesma tarde, no feriado de 2/11. O primeiro será aberto ao público, às 16h, na Praça de Autógrafos da Feira do Livro, ali na Praça da Alfândega. E o segundo, para convidados, às 18:30h, no Armazém Literário da Corag, na Rua Caldas Júnior, 261. Neste evento exclusivo haverá coquetel, debate, autógrafos e música. E todo o humor judaico, ao vivo.

Sobre o autor e o livro

Do prefácio do Dr. José Pablo Alzina, Cônsul Geral de Espanha em Porto Alegre: “Nada melhor que Davi Castiel Menda para redigir uma coletânea de piadas judaicas tradicionais; na condição de editor da revista El Djudió publicou muitas delas e, entre amigos, conta-as como ninguém. Me enche de alegria saber que eu compartilharei muitos risos com os leitores graças à leitura de seu livro. Tenho certeza que o bom humor dessas piadas abrirão muitas portas, muitos corações e muitas mentes.”

Do convidado especial, Renato Pereira: “5777 Anos de Humor Judaico. Uma magnífica aula de história com hilariantes estórias sobre a mais sofrida e vitoriosa parcela da humanidade: o Povo Judeu e sua maneira tão peculiar de transformar as históricas adversidades, e mesmo sofrimentos inenarráveis, em atos criativos de enorme compensação emocional.Parabéns pela decisão de levar consigo 5777 Anos de Humor Judaico.

Da apresentação de Davi Castiel Menda: “O humor é a maior manifestação da inteligência humana. E o humor judaico tem 5777 anos de histórias! Lembre-se que, um dos primeiros relatos bíblicos, a criação do Homem, rendeu incontáveis narrativas divertidas sobre o Paraíso, a costela de Adão, Eva e a maçã. E, a partir daí, irreverente e respeitosamente, não parou mais.

Sobre Davi Castiel Menda: Porto-alegrense de 1943, é filho de Aron Menda, homem de teatro e de letras. Formado como topógrafo no Centro Politécnico de Curitiba, atuou na construção da Freeway e na Hidrelétrica de Itaipu. É casado com Ana Maria, tem duas filhas e uma neta.

Locutor de turfe desde os 16 anos, integrou a equipe de Vergara Marques na Rádio Itaí. Depois, com equipe própria, atuou nas rádios Clube de Canoas e Metrópole.
Autor dos livros Azares da Sorte, lançado em 1990, e Probabilidades & Texas Hold´em, lançado em 2008.

Criador de dois blogs permanentes e diários, um com textos autorais e outro voltado às estatísticas nas áreas de loterias e futebol. Editor, entre 2010 e 2016, da revista mensal El Djudió, com textos em português, ladino, inglês, circulação extensiva a 25 países. Atualmente a publicação está interrompida.

Líder comunitário sefaradi, cinco vezes presidente do Centro Hebraico de Porto Alegre (atualmente Centro Cultural Hebraico Riograndense).
SERVIÇO

Título: 5.777 Anos de Humor Judaico
Autor: Davi Castiel Menda
Data dos lançamentos: 2/11
Lançamento às 16h: Praça de Autógrafos da Feira do Livro
Endereço: Praça da Alfândega
Lançamento às 18:30h: Armazém Literário da Corag
Endereço: Rua Caldas Júnior 261
Programação:
Coquetel para convidados/Apresentação pelo autor/Debate com o público/
Sessão de autógrafos/Conjunto Musical Lechaim – músicas sefaradis
Capa: dura, 4 cores
Miolo: 160 páginas, p&b, com ilustrações
Formato: 21 x 27,5
Preço: R$ 70,00 (R$ 56,00 durante a Feira do Livro)
Impressão: Ideograf

Leia Mais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018

Sobreviventes do Holocausto celebram Chanucá pelo mundo

Em noite especial da tradicional festa das luzes, sobreviventes do genocídio homenageiam os cerca de 6 milhões de judeus...

Leia mais

07.12.2018

Bolsonaro recebe embaixador de Israel na Granja do Torto

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, recebeu integrantes da sua equipe e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, na Granja...

Leia mais

30.11.2018

Nelson Sirotsky e Letícia Wierzchowski fazem tarde de autógrafos de seu livro no auditório da FIRS

*por Marili Scliar Buchalter   No entardecer do dia 26 de novembro, no auditório da FIRS, o Departamento Cultural...

Leia mais

30.11.2018

FIRS participa da 49ª Convenção da CONIB

A Conib realizou, entre os dias de 23 a 25 de novembro em São Paulo, sua 49ª Convenção Anual, com...

Leia mais

30.11.2018