Notícias

Segundo julgamento de skinheads nazis está em andamento em Porto Alegre

23.11.2018

Teve início na quinta-feira, 22/11, o júri popular de outros três acusados da tentativa de matar Rodrigo Fontella Matheus, em ataque com motivação discriminatória: a vítima professava a religião judaica. São réus Daniel Vieira Spark, Israel Andriotti da Silva e Marcelo Moraes Cecilio. Os acusados, na época do fato, eram integrantes de grupos supremacistas brancos(nazistas) em Porto Alegre.

Eles respondem por tentativa de homicídio triplamente qualificada (motivo torpe, recurso que dificultou a defesa e meio cruel). Em setembro, três homens foram condenados pelo mesmo crime.

A sessão de julgamento é presidida pela Juíza de Direito Cristiane Busatto Zardo, da 2ª Vara do Júri do Foro Central. A estimativa é que o julgamento se prolongue por dois dias. As defesas dos réus convocaram 10 testemunhas para depor em plenário. O Salão do Júri está localizado no 6º andar do prédio do Foro Central I.

Fato

Segundo a denúncia, o fato ocorreu na madrugada de 8/5/05, no Bairro Cidade Baixa. Rodrigo conversava com amigos, usando sua kipá, em frente a um bar no bairro da Cidade Baixa quando foi agredido a socos, pontapés e golpes de faca por um grupo. Outras duas pessoas teriam sido golpeadas, mas a denúncia de tentativa de homicídio contra elas foi desclassificada para lesão corporal e prescreveu.

Também responderão pelos mesmos crimes (tentativa de homicídio triplamente qualificada) frente ao Conselho de Sentença, em data a ser definida, Leandro Comaru Jachetti, Leandro Mauricio Patino Braun e Valmir Dias da Silva Machado Junior.

Condenados

Em 19/9, Laureano Vieira Toscani e Thiago Araújo da Silva foram condenados a 13 anos de prisão em regime inicial fechado. Fábio Roberto Sturm a 12 anos e oito meses.

Leia Mais

Brasil e Israel investirão US$ 5 milhões em cooperação tecnológica

Brasil e Israel assinaram acordo de cooperação tecnológica e inovação no valor de US$ 5 milhões para os próximos...

Leia mais

14.12.2018

Wizo RS realiza evento de encerramento das atividades em 2018

Mais de 100 chaverot participaram do encerramento das atividades da WIZO/ RS, nesta quarta-feira, no salão de festas da...

Leia mais

14.12.2018

Naamat Pioneiras realiza a primeira edição do Projeto Arte & Artistas evidenciando a obra de Tarsila do Amaral

A primeira edição gaúcha do projeto Arte & Artistas reuniu mais de 120 pessoas no Instituto Ling, no último...

Leia mais

14.12.2018

Conib envia carta de solidariedade a Dom Odilo Scherer pelo atentado na Catedral de Campinas

A Conib se solidarizou com as famílias das vítimas do atirador na Catedral de Campinas e com a Igreja...

Leia mais

14.12.2018

Comissão da Câmara dos Deputados aprova direito do aluno se ausentar de prova por motivo religioso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a aplicação...

Leia mais

07.12.2018